Gêneros Literários
O gênero literário é a classificação de uma composição
literária. Assim, se baseando em uma série de critérios, dá-se a designação do
texto, onde o mesmo pode ser classificado em diversas categorias e subgrupos
estipulados desde a Antiguidade. Todos os gêneros podem ser ficcionais ou não
ficcionais (a notícia é um exemplo de texto não literário.)
Gênero Épico:
> O texto épico relata feitos realizados por seres (não necessariamente humanos) e traz foco narrativo, enredo, desfecho, personagens, tempo, espaço, conflito e um clímax. Podem ser:
- Romance: Um texto com personagens, tempo e espaço designando uma composição em prosa. (Ex. O Senhor dos Anéis, Dom Quixote, As Brumas de Avalon, O Chefão, Dom Casmurro)
- Fábulas: Possuem um caráter fantástico, não estabelecendo laços com a realidade, visando a transmissão de algum valor. As personagens normalmente são animais ou objetos que possuem características humanas. (Ex. Os Três Porquinhos, A Cigarra e a Formiga)
- Épico: Conta, através de versos, o feito de um grande herói. (Ex. Os Lusíadas, Poemas de Homero)
- Novela: Intermédio entre o Romance e o Conto. Contém entre 50 e 100 páginas e possui diferenças estruturais em relação ao Romance e ao Conto. (Ex. O Alienista, A Metamorfose)
- Conto: Breve obra de ficção. Conta situações rotineiras e folclores. ( Ex. Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, A Bela Adormecida, Rapunzel, Branca de Neve.)
- Crônica: Pode ser descrita como uma narrativa informal, é uma narração curta para ser veiculada à imprensa. No jornalismo, usa-se a crônica para descrever um fato, apontando vilões, heróis e desfecho.
- Ensaio: É um texto breve que pode ser poético e didático. Sugere um ponto de vista pessoal sobre algum tema moral, filosófico, politico, etc.
> O texto épico relata feitos realizados por seres (não necessariamente humanos) e traz foco narrativo, enredo, desfecho, personagens, tempo, espaço, conflito e um clímax. Podem ser:
- Romance: Um texto com personagens, tempo e espaço designando uma composição em prosa. (Ex. O Senhor dos Anéis, Dom Quixote, As Brumas de Avalon, O Chefão, Dom Casmurro)
- Fábulas: Possuem um caráter fantástico, não estabelecendo laços com a realidade, visando a transmissão de algum valor. As personagens normalmente são animais ou objetos que possuem características humanas. (Ex. Os Três Porquinhos, A Cigarra e a Formiga)
- Épico: Conta, através de versos, o feito de um grande herói. (Ex. Os Lusíadas, Poemas de Homero)
- Novela: Intermédio entre o Romance e o Conto. Contém entre 50 e 100 páginas e possui diferenças estruturais em relação ao Romance e ao Conto. (Ex. O Alienista, A Metamorfose)
- Conto: Breve obra de ficção. Conta situações rotineiras e folclores. ( Ex. Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, A Bela Adormecida, Rapunzel, Branca de Neve.)
- Crônica: Pode ser descrita como uma narrativa informal, é uma narração curta para ser veiculada à imprensa. No jornalismo, usa-se a crônica para descrever um fato, apontando vilões, heróis e desfecho.
- Ensaio: É um texto breve que pode ser poético e didático. Sugere um ponto de vista pessoal sobre algum tema moral, filosófico, politico, etc.
Dentre os subgrupos nós podemos enquadrar: Sátira, farsa,
tragédia, poesia de cordel, suspense, sátira (piadas), comédia, entre outros.
Bem como na música,
no cinema e na pintura, a ambiguidade de temas que podem ser tratados na
literatura aumenta com o passar dos séculos. Podemos citar como exemplo a obra
“Guerra dos Mundos” de H.G. Wells que, em pleno século XIX, descreveu uma
invasão de alienígenas dotados de raios carbonizadores e máquinas assassinas à
Terra. A obra causou grande pânico ao ser transmitida via rádio nos Estados Unidos.
As pessoas nunca haviam visto tal composição, não estavam preparadas para
aquilo.
No decorrer do século XX, um mundo habitado por hobbits, elfos, magos, orcs e outros seres se popularizou em meio ao movimento hippie. O épico “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien se tornou reconhecido junto de “As Crônicas de Nárnia” de Clive Lewis. Ambos os livros sugeriam um universo fantástico e ousado habitado por seres que conseguiram facilmente o amor e a antipatia dos leitores. Seguindo a linha de ficção realista, Mario Puzo que incorporou o submundo do tráfico de drogas, dos assassinatos e a prostituição de Nova Iorque em "O Chefão" (também conhecido como "O Padrinho").
Moldado pelas obras do século passado, o universo “pop” literário do novo milênio visa a criação de um universo totalmente diferente do nosso, razão do sucesso de J.K. Rowling (Harry Potter; Os Contos de Beedle, o Bardo), Suzanne Collins (Jogos Vorazes) e Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane). Foram feitas adaptações cinematográficas de várias obras, tornando o novo gênero teen “monetariamente” interessante às editoras. A “indústria” literária acarretou um grande número de fieis seguidores, pessoas que vão para as filas das lojas durante a madrugada para conseguir um exemplar de um lançamento. O termo “blockbuster”(arrasa-quarteirão) nunca havia sido vinculado a livros até então. Essa “revolução” ocorreu em um período curto. Há quem diga que o “quadro atual” é preocupante, uma vez que os novos sucessos sugerem um universo cada vez mais distante da realidade, assim, não despertando o interesse do jovem em obras de temática realista como Dom Casmurro, O Cortiço, entre outros. Porém, para muitos pais e psicólogos, os livros “teen” estimulam a imaginação do público infanto-juvenil de maneira positiva.
No decorrer do século XX, um mundo habitado por hobbits, elfos, magos, orcs e outros seres se popularizou em meio ao movimento hippie. O épico “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien se tornou reconhecido junto de “As Crônicas de Nárnia” de Clive Lewis. Ambos os livros sugeriam um universo fantástico e ousado habitado por seres que conseguiram facilmente o amor e a antipatia dos leitores. Seguindo a linha de ficção realista, Mario Puzo que incorporou o submundo do tráfico de drogas, dos assassinatos e a prostituição de Nova Iorque em "O Chefão" (também conhecido como "O Padrinho").
Moldado pelas obras do século passado, o universo “pop” literário do novo milênio visa a criação de um universo totalmente diferente do nosso, razão do sucesso de J.K. Rowling (Harry Potter; Os Contos de Beedle, o Bardo), Suzanne Collins (Jogos Vorazes) e Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane). Foram feitas adaptações cinematográficas de várias obras, tornando o novo gênero teen “monetariamente” interessante às editoras. A “indústria” literária acarretou um grande número de fieis seguidores, pessoas que vão para as filas das lojas durante a madrugada para conseguir um exemplar de um lançamento. O termo “blockbuster”(arrasa-quarteirão) nunca havia sido vinculado a livros até então. Essa “revolução” ocorreu em um período curto. Há quem diga que o “quadro atual” é preocupante, uma vez que os novos sucessos sugerem um universo cada vez mais distante da realidade, assim, não despertando o interesse do jovem em obras de temática realista como Dom Casmurro, O Cortiço, entre outros. Porém, para muitos pais e psicólogos, os livros “teen” estimulam a imaginação do público infanto-juvenil de maneira positiva.
Cauê Lira.
O texto acima nos leva a entender que gêneros literários servem para classificar os textos
ResponderExcluirde acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais entre outros,surgiu na Grécia antiga pelos filósofos Platão e Aristóteles,com diferentes gêneros,divididos em sete grupos,que se diferenciam através da estrutura,conteúdo e forma.A literatura é a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita. Quanto a forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso.
Os géneros são diferentes modalidades de criação narrativa, são “classes de texto” que se determinam e diferenciam por factores variáveis como a temática,a finalidade, a estrutura ou a forma.
ResponderExcluirO feito da Guerra dos mundos foi de ORSON WELLES, que adaptou um romance homônimo de H. G. Wells. A transmissão ocorreu dia 30 de outubro de 1938. A metade do programa, de uma hora de duração, centenas de milhares de americanos haviam caído no trote, acreditando que marcianos, de fato, pousaram na Terra. Welles queria pânico, e foi exatamente isso o que obteve. Os efeitos da transmissão foram atribuídos a dois fatores primários: formato e oportunismo. Welles queria autenticidade para o programa, e conseguiu isso criando uma série de boletins de notícias descrevendo a invasão alienígena à medida que ela supostamente acontecia.
ResponderExcluirUm bom exemplo de épico é "O Senhor dos Anéis" de J.R.R. Tolkien. O autor convoca um mundo habitado por elfos, hobbits, humanos e anões... Tolkien expandiu seu mundo como nenhum autor jamais fez até os dias de hoje, chegando ao ponto de criar um dicionário para as línguas élficas da obra.
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