quinta-feira, 11 de outubro de 2012

                                                           Literatura Fantástica
Na literatura, gênero ancestral, os povos imprimiram as imagens míticas que, ao longo dos séculos, permaneceram vinculadas à fé e ao ponto de vista de cada um. As histórias mitológicas evoluíram lado a lado com a filosofia e a expressão linguística, retratando a vida das divindades, dos protagonistas heróicos e de nossos ancestrais, enfim, dos modelos que habitam os arquétipos humanos.

Aos poucos, porém, com o desenvolvimento das civilizações e do pensamento científico, o sagrado perdeu sua importância central na história da humanidade; mas foi justamente nos relatos literários que ele sobreviveu, alimentando as tradições populares, se metamorfoseando, mudando de endereço, adaptando-se a novas formas e identidades.
Desta forma surgiram as narrativas conhecidas como contos de fadas, histórias maravilhosas ou folclóricas. Na análise destas modalidades é possível encontrar os elementos míticos básicos, mesmo que, agora, eles não mais revelem sua essência sacralizada.
A expressão ‘fantástico’ provém do latim ‘phantasticus’, termo que, na verdade, procede do grego ‘phantastikós’; os dois vocábulos têm o sentido de ‘fantasia’. Pode-se então definir a literatura fantástica como a narrativa que é elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional.
Isto porque a literatura, por mais que se tente alicerçá-la no mundo concreto, ela sempre alça vôo e se aproxima muito mais da imaginação e da ficção. O gênero fantástico está povoado de ingredientes improváveis, fantasiosos e atualmente desvinculados do cotidiano humano. Esta categoria narrativa está inevitavelmente associada aos acontecimentos maravilhosos, na opinião do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Embora os mitos, histórias folclóricas e contos de fadas sejam os elementos básicos da literatura fantástica, muitos englobam nesta modalidade as narrativas góticas, os relatos de terror, a ficção científica e os enredos que contenham doses de fantasia. Ainda inclusos neste gênero estão os sub-gêneros denominados RPGs – Role-Playing Games, jogos que envolvem encenações, nas quais cada participante interpreta um determinado papel, tendo como cenários esferas ligadas ao mundo da imaginação.
A Literatura Fantástica revela-se no Classicismo, tanto nas expressões Líricas quanto nas criações Épicas. Durante a Idade Média as concepções cristãs e pagãs se defrontam também nas canções e na poesia dos trovadores. Nesta época surgem igualmente os ‘romances viejos’, os quais derivariam para a literatura cortês e as novelas de cavalaria.
Nestas obras medievais é possível encontrar sem maiores dificuldades os famosos ingredientes do fantástico – seres heróicos, bruxos, aparições, animais fabulosos, objetos ligados à magia, criaturas elementais, conectados aos quatro elementos: as ninfas, silfos, elfos, goblins, duendes, gnomos, os quais habitam o ar, a água, a terra ou o fogo.
                                                                                        Larissa Karoline.

4 comentários:

  1. Um grande exemplo de clássico da literatura fantástica que o texto nos explica, é a coleção de livros chamada "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis. O autor criou Nárnia, um lugar perfeito, que mistura a mitologia com fatores essenciais na vida das pessoas, como a amizade e a harmonia, coisas que inspiram as pessoas que lêem estes livros.

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de literatura fantástica é o livro "A Rainha dos Condenados", de Anne Rice.Nesse livro conhecemos os primeiros vampiros e descobrimos a origem de sua imortalidade e da sede de sangue. A autora descreve minuciosamente os fatos onde temos a sensação que estamos dentro da história.
    Thainá Marques

    ResponderExcluir
  3. Um autor atual e renomado é Rick Riordan, autor das sagas "Percy Jackson e os Olimpianos", "Os Herois do Olimpo" e "As crônicas dos Kane". Riordan mistura em seus clássicos Mitologia, a saga de Percy Jackson é sobre mitologia grega e na continuação se mistura com mitologia Greco Romana, enquanto as Crônicas dos Kane é mitologia Egípcia. São Obras muito atuais que relacionam os fatos recentes mais importantes, o Ultimo livro publicado é da saga dos Kane, chama-se " A sombra da Serpente" e nesse livro ele relaciona fatos mitológicos para explicar a primavera árabe. Segundo o autor o Monte Olimpo hoje é localizado no edifício Empire States Building, andar 600.

    ResponderExcluir
  4. O autor Christofer Paolini ficou famoso após os três lançamentos da saga Eragon. Apesar do fiasco no cinema, Paolini acarretou milhares de admiradores. Em suas obras, são presentes características de grandes clássicos da literatura e do cinema como O Senhor dos Anéis e Star Wars

    ResponderExcluir