(imagem: nnbd.people)
Com o fim da guerra, começou sua vida literária escrevendo contos para algumas revistas. Escreveu alguns romances como "O Imigrante Feliz" e "A Guerra Suja" até que, com um pagamento adiantado de cinco mil dólares, lhe surgiu a oferta de escrever um livro sobre a Máfia.
(imagem: olx)
O Padrinho (também conhecido como "O Poderoso Chefão" e "O Chefão" ) conta a história de Don Vito Corleone, um respeitado imigrante siciliano, e seu envolvimento com a máfia nova-iorquina. Atentados, traições, tiroteios, drogas, jogos de azar e sexo fazem parte da trama, que envolve a guerra de cinco famílias pelo controle do tráfico de narcóticos em Nova Iorque.
(imagem: topyaps)
O enredo cinematográfico de "O Padrinho" levou ao famoso filme lançado três anos após o livro, em 1972. Estrelado por Marlon Brando e Al Pacino, o filme foi um sucesso que acumulou treze prêmios (3 óscares, 5 globos de ouro, 2 BAFTAs, 2 di Donatelllos e 1 grammy).
Nesta obra, Puzo sugere um mundo real, expondo muitos códigos verdadeiros usados, principalmente, pela Cosa Nostra. Na Nova Iorque dos anos 40, o egoísmo humano não deve ser colocado acima dos "negócios", ao ponto das balas disparadas para matar Don Corleone serem justificadas como: "são apenas negócios".
Após o egoísmo superar a escala dos negócios, uma grande perda torna tudo pessoal.
Após o egoísmo superar a escala dos negócios, uma grande perda torna tudo pessoal.
Cauê Lira
" Se tem uma coisa que a história nos ensina, é que se pode matar qualquer um." (O Poderoso Chefão),essa frase resume bem o contexto do filme que mostra que os "negócios" estão acima de qualquer coisa,independente se a pessoa seja culpada ou não,ela pode ser morta a qualquer momento.
ResponderExcluirThainá Marques
Nesta obra, Mario Puzo fez grande uso de sua cultura siciliana num submundo nova-iorquino. Expôs códigos mafiosos reais, utilizados pela Cosa Nostra, a maior família italiana do século XX.
ResponderExcluirCauê Lira
Mario Puzo viveu sua infância na "Era da Ouro" da máfia e do crime organizado, conseguindo passar para seus livros o que acontecia. Essa era em que eles estavam começando a ganhar poder e força. Entre 1922 e 1933, nos EUA existia a Lei Seca, com essa lei era proibida a fabricação e a venda de bebidas alcoólicas. A máfia começou a contrabandear do Canadá e fabricar ilegalmente as bebidas. Algo que começou a se tornar muito lucrativo e que não tinha interferência da policia, já que a demanda era muito alta e recebiam subornos.
ResponderExcluirRodrigo Fabretti