quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Haikai


Haikai (também conhecido como Haiku) é a forma poética japonesa que valoriza a objetividade em seus textos, normalmente acompanhados por uma pintura chamada haiga. No Japão, são tradicionalmente escritos em apenas uma linha vertical, mas no Brasil e em outros países ocidentais são distribuídos em três linhas horizontais e paralelas. Os escritores desse tipo de poema são chamados de haijns.

( Créditos de imagem: Blog Cinema e Algo Mais )

O haikai chegou ao Brasil em 1908 com os imigrantes japoneses a bordo do Kasato-maru. Nele estava Shuhei Uetsaka, um haijin que ficou famoso pelo haikai escrito momentos antes da chegada do Kasato-maru ao porto de Santos.
“A nau imigrante
chegando: vê-se lá do alto
a cascata seca.”
O primeiro brasileiro a usar de sua arte foi Afrânio Peixoto, onze anos após a chegada dos imigrantes. Algumas décadas depois, já havia um número considerável de poetas que utilizavam de sua métrica, mesmo que poucos se identificassem como haijins. Millor Fernandes, Paulo Lenisky e Alice Ruiz são nomes famosos do haikai brasileiro.

“Esnobar
é exigir café fervendo
e deixar esfriar”
(Millor Fernandes)

“Olha,
entre um pingo e outro
a chuva não molha.”
(Millor Fernandes)

“A gaveta da alegria
já está cheia
de ficar vazia”
(Alice Ruiz)

“Viver é sempre difícil
o mais fundo
está sempre na superfície”
(Paulo Leninsky)

  No século XVI, iniciou-se uma perseguição aos imigrantes no Japão. Os mercadores e jesuítas portugueses que tentavam ocidentalizar e catequizar os japoneses foram expulsos do país com brutalidade. O Japão fechou-se completamente ao ocidente. Os duzentos anos seguintes foram de grande pureza à cultura japonesa, sem intervenções externas. Com o fim das guerras, os samurais se sentiam jogados às traças pelo governo japonês. Logo, começaram a ampliar sua cultura e sua filosofia de vida ao zen-budismo, à pintura e também à poesia.
 A mistura da filosofia samurai (o Bushidô), a meditação zen-budista e a poesia criou os primeiros conceitos que seriam abordados pelo haikai. Não costuma haver posicionamento do poeta, pois é, preferencialmente, uma descrição do presente, evitando comparações ou conceitos do tipo "isso é belo (ou feio), etc", evitando o aparecimento das fraquezas do ser humano perante a natureza.
  Cauê Lira

5 comentários:

  1. O Haikai é uma pequena poesia com métrica e molde orientais, surgida no século XVI, muito difundida no Japão e vem se espalhando por todo o mundo durante este século. Possui uma longa história que retoma a filosofia espiritualista. O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, na cor, nas estações do ano, na união com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Haikai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil em 1908, Segundo Harold G. Henderson, o haikai clássico japonês obedece a quatro regras:

    Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
    Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
    Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
    Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
    No transplante do haikai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta.

    ResponderExcluir
  3. Haikai é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses e sete caracteres na segunda linha."Haijin" é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema, e um dos principais haijin foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual.
    Thainá Marques

    ResponderExcluir
  4. Haikai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô (1644-1694). O haicai caracteriza-se por descrever, de forma breve e objetiva, aspectos da natureza (inclusive a humana) ligados à passagem das estações. Hoje, no mundo inteiro, pessoas de todas as idades e formações escrevem haikais em suas línguas, atestando a universalidade dessa forma de expressão.

    ResponderExcluir
  5. Entre os grandes escritores de Haikai japoneses estão Bashô

    "Vai-se a primavera!

    Lágrimas no olho do peixe.

    Choram as aves."

    e Buson

    "Sobre o sino,

    Repousa e dorme

    A borboleta"

    ResponderExcluir