O livro fala dos anos 70 e a preocupação com o homem social, que ele seria o produto e o criador da Sociedade em que ele vive, podendo usar o poder da comunicação tanto para o benefício quanto para prejudicar - mas nem todas as pessoas desenvolvem seu poder de comunicação pois lhes faltam orientações e instruções.
Não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação. A comunicação não pode ser melhor que a sua sociedade, e nem a sociedade pode ser melhor que a sua comunicação. Cada sociedade tem a Comunicação que merece.
A Comunicação foi o canal por onde os padrões de vida de uma certa cultura foi transmitida para um membro de sua sociedade, a fim de que ele aprendesse a ser membro desta. Tudo isso é possível graças à Comunicação. A comunicação não é composta apenas pelos Meios de Comunicação Social - ela é composta pelos atos de comunicação que um homem realiza desde quando ele se levanta de manhã até quando ele deita-se à noite. A Comunicação se tornou uma necessidade básica aos homens.
Os Meios exercem muita influência sobre as pessoas, essas influências são tanto “positivas” quanto “negativas”, - é o caso do Jornal, do Rádio e da TV, etc... Cenas passadas na TV podem lhe ajudar em acontecimentos em sua vida, pois se acontece algo semelhante ao que se passou em uma novela por exemplo, você já saberá o que fazer.
A Comunicação evoluiu de uma pequena semente, para inventar meios que vencessem a distância e o tempo, até que esses meios cobrissem o mundo inteiro. Durante tempos se discutiu a origem da fala humana, mas a primeira forma organizada de comunicação humana foi a linguagem oral, às vezes acompanhada pela linguagem gestual. Começaram utilizando-se de desenhos e mais tarde começaram a usar a linguagem escrita.
Com a evolução da linguagem, desenvolveu-se também os meios de comunicação. O alcance da comunicação foi de maneira definitiva assegurada pela invenção dos meios eletrônicos que utilizam-se de diversos tipos de ondas para transmitir signos.
A Comunicação não inclui só palavras e gestos mas também os movimentos do corpo, a roupa que se veste, os olhares etc. Isso torna praticamente quase impossível não comunicar. Às vezes até o silêncio comunica, sendo mais eloqüente que um conjunto de palavras. A própria Cultura pode ser considerada como Comunicação. Cada cultura cria seu próprio códigos e da seus próprios significados.
Barbara Demerov
Podemos concluir que comunicação,é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós viveríamos em um mundo isolado,pois é através de um canal de comunicação que o emissor consegue se comunicar com o receptor.
ResponderExcluirLarissa Karoline
O uso da simbologia é uma forma de comunicação não verbal, por exemplo: sinalização, logotipos, ícones, são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas, cores e tipografia. Através da combinação destes elementos gráficos é possível exprimir ideias e conceitos numa linguagem figurativa ou abstrata. O grau de conhecimento de cada pessoa é que determina qual a sua capacidade de interpretação entre a linguagem não verbal para uma linguagem verbalizada, falamos do uso dos símbolos (linguagem não verbal) e seus significados (linguagem verbal). As cores mais utilizadas neste processo são àquelas de maior contraste cromático, tais como: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, tanto isoladamente como combinadas entre si. Um exemplo, é o uso de amarelo e preto para comunicações na área de segurança rodoviária.
ResponderExcluirComunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
ResponderExcluirComunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.
Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as idéias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito.