Mais abrangente que a linguística, a qual se restringe ao estudo dos signos linguísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, está ciência tem por objetivo qualquer sistema sígnico - Artes Visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Vestuário, Gestos, Religião, Ciências, etc.
Para compreender o básico da Semiótica, precisamos saber o que são signos, símbolos e ícones.
Signos = Servem para representar “coisas” em nosso cérebro. Quando olhamos algo, criamos uma imagem “similar”, o objeto não está de fato dentro da nossa cabeça, nosso mundo está todo representado por signos.
Símbolos = “Elemento representativo visível que por analogia substitui um objeto”. Por exemplo, os desenhos pré-históricos (pinturas em pedras), são *símbolos representando *signos.
Ícones = “Pequeno símbolo gráfico, usado geralmente para representar um software ou um atalho para um arquivo específico”. Imagine um botão, sabemos o que é no mundo real ou virtual.
Na prática pra que serve tudo isso?
A semiótica é uma ciência que nos ajuda a entender como as pessoas interagem com objetos, interpretam o mundo a sua volta e com o que se emocionam, entre outras coisas. Com essa ajuda, podemos melhorar produtos e serviços criando e adequando qualquer coisa para nosso público alvo.
Diversos autores publicaram livros sobre o assunto, porém os mais importantes são:
Sausurre – Aplicou a semiótica principalmente no campo linguístico.
Pierce - Na filosofia.
Umberto Eco – Na literatura e no cinema (inspirou estudos sobre interfaces gráficas).
Pierce - Na filosofia.
Umberto Eco – Na literatura e no cinema (inspirou estudos sobre interfaces gráficas).
Como ciência a Semiótica é relativamente nova, contudo é utilizada a muito tempo por todos os povos e culturas antigas. No passado quando buscamos colocar em prática nossas idéias representando-as no mundo real, criamos signos e símbolos iniciamos uma evolução sem precedentes que moldou nosso mundo como conhecemos hoje.
Rodrigo Bifani
A partir do texto acima podemos concluir que semiótica é a ciência que tem por objetivo de investigação todas as linguagens possíveis,ou seja a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado.
ResponderExcluirLarissa karoline
A Semiótica é uma ciência relativamente nova. Estuda os Signos e como se relacionam. Tem diversas aplicações, uma das quais é servir como ferramenta para o estudo de Comunicação e de Linguística. Teve suas bases lançadas entre o final do século XIX e o início do século XX. Os princípios fundamentais foram estabelecidos por dois cientistas: o americano Charles S. Peirce e o suíço Ferdinand de Saussure. O trabalho de Peirce tem uma forte tonalidade filosófica. Saussure aborda mais a Linguística. Um jamais conheceu o trabalho do outro. Nenhum dos dois publicou suas teorias de forma completa em vida. Atualmente existe um grande esforço para formalizar, completar e desenvolver essas teorias. Dada a sua natureza, a Semiótica é muito útil no estudo de qualquer fenônemo relacionado à transmissão e retenção de informação: a Linguagem, as Artes, a própria Comunicação.A Semiotica tem uma grande aplicação prática no desenvolvimento de sistemas pois lança uma nova maneira de abordar problemas complexos, e muitos de nossos produtos são baseados em componentes construídos a partir dos conceitos dessa ciência.
ResponderExcluirBarbara Demerov >> A semiótica é uma ciência que nos ajuda a entender como as pessoas interagem com objetos, interpretam o mundo a sua volta e com o que se emocionam, entre outras coisas. Com essa ajuda, podemos melhorar produtos e serviços criando e adequando qualquer coisa para nosso público alvo!
ResponderExcluir